[Skip to Content]

SRI2023 CHAMADA DE TRABALHOS 

A chamada para o Congresso SRI2023 no Panamá foi encerrada. Você ainda pode enviar contribuições para o Evento Asia Spotlight e o Evento Satélite da África até 6 de fevereiro de 2023 (23:59 EST / UTC-5).

 

O Congresso de Pesquisa e Inovação em Sustentabilidade (SRI) é o maior encontro transdisciplinar para a comunidade global de sustentabilidade. A terceira edição do Congresso SRI, SRI2023, será realizada na Cidade do Panamá, Panamá, entre os dias 26 a 30 de junho de 2023. Esta edição será sediada pela Secretaria Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação da República do Panamá (SENACYT) e pelo Instituto Interamericano para Pesquisa em Mudanças Globais (IAI) trazendo este evento global para a região da América Latina e Caribe. Espera-se que mais de 1500 especialistas de todo o mundo se juntem a nós neste evento.

O SRI2023 convida contribuições de trabalhos para o programa do Congresso 2023. Submeta as suas contribuições para um evento ou sessão interativa e envolvente até o dia 21 de dezembro de 2022 (23:59 EST / UTC-5). Qualquer grupo de pessoas que trabalhe na ciência e prática da sustentabilidade, incluindo o setor de pesquisa, governo, empresas, filantropia, arte e sociedade civil, é bem-vindo a enviar contribuições.

Explore o SRI2023 Temas e Tipos de Contribuições e certifique-se também de rever as instruções abaixo antes de enviar a sua proposta. Se você tiver alguma dúvida, por favor entre em contato com a Equipe SRI (sri@futureearth.org). 

Índice de Conteúdos
SRI2023 Temas
SRI2023 Tipos de contribuição
Critérios de seleção
Diretrizes para contribuições em espanhol, português, chinês, japonês e francês
Informações gerais para todos os organizadores de contribuições
Sessões de Patrocínio e Eventos no SRI2023

SRI2023 Temas 

Há quatro temas para o Congresso do SRI2023. Por favor, escolha o tema que melhor atenda aos objetivos da sua sessão ou evento. 

Estes temas são:

1. Mudando a Maré para o Clima: Ação Colaborativa para a Transformação Institucional

A mudança climática requer ações urgentes que envolvam todos os setores da sociedade e transformem as instituições e sistemas fundamentais que dão sustentação as nossas sociedades. Mas como construir estas novas coalizões de impacto e como torná-las justas, efetivas e equitativas? Como essas novas e diversas colaborações podem acelerar uma mudança rápida, sustentável e positiva que não aprofunda, mas reduz as desigualdades existentes? Quais são as soluções de compromisso e como administrá-las? O SRI2023 explorará caminhos para mudanças informadas e justas em sistemas críticos, tais como político/governança, financeiro, legal, tributário, energético e de produção, transporte, pesquisa, educação e sistemas de valor através das lentes de:

  • Justiça ambiental e social
  • Novos conceitos e medidas de riqueza, valor, mérito e bem-estar
  • Consumo e produção sustentáveis (incluindo energia limpa)
  • Oportunidades e ética da inovação tecnológica, incluindo a mitigação e o esgotamento do carbono 
  • Estruturas legais coesas para enfrentar os desafios e os desastres climáticos e ambientais inter-relacionados e o avanço da ação climática
  • Tomada de decisão informada e baseada em evidências
  • Colaboração Norte-Norte e Sul-Sul para mudança de sistemas

2. Comunidades Saudáveis e Inclusivas

A saúde e o bem-estar são a base para sociedades prósperas e sustentáveis. No entanto, as mudanças nos sistemas naturais de suporte à vida já estão impactando a nossa saúde, arriscando os recentes ganhos em saúde pública e desenvolvimento. A pandemia da Covid-19 expôs e aprofundou as desigualdades na saúde, ao mesmo tempo em que destacou a importância da saúde pública e da cooperação internacional. Quais foram as lições aprendidas e como isso impulsiona a transformação dos sistemas de saúde? O SRI2023 explorará diversas maneiras de melhorar a saúde e o bem-estar em todo o mundo. Isso inclui:

  • Pesquisa e inovação médica, de saúde pública e social, incluindo o conhecimento dos praticantes da medicina tradicional e a colaboração sul-sul
  • Saúde mental e bem-estar durante e após a Covid-19, ansiedade climática
  • Saúde planetária: respostas de adaptação e mitigação à tripla ameaça (poluição, perda de biodiversidade, mudança climática), como o desenvolvimento de espaços urbanos azuis/verdes
  • Prontidão para pandemias e saúde
  • Água, Saneamento, Higiene (WASH, sigla em inglês)
  • Equidade e adaptação liderada pela comunidade
  • Ciência participativa e cidadã

3. Uma Mente Planetária Tranquila

Os nossos ambientes culturais e sociais desempenham um papel fundamental na formação das formas como observamos o mundo, nos comportamos, estabelecemos expectativas e definimos prioridades. As transformações de sustentabilidade exigirão a adaptação de muitos comportamentos e convenções sociais e o desenvolvimento de novas narrativas sociais e visões compartilhadas do futuro. Fundamentalmente, a construção de novas pontes e a resolução de conflitos decorrentes de negociação e desigualdades também será necessária para que se consiga viver de forma sustentável dentro dos limites de um sistema terrestre estável. Como podemos alcançar a solidariedade planetária e aceitar a administração conjunta do planeta Terra? O SRI2023 convida novas perspectivas para:

  • Construção da paz ambiental
  • Diplomacia científica
  • Cultura, herança, arte e espiritualidade como recursos para as transições de sustentabilidade
  • Liderança indígena e local
  • Alfabetização e liderança no futuro
  • Acesso ao conhecimento e formas de conciliar diversas perspectivas em um mundo cada vez mais polarizado (ciência aberta, jornalismo, mídia, etc.)

4. Ciência e Inovação para a Sustentabilidade na América Latina e Caribe 

Um dos principais objetivos do SRI2023 é mostrar a riqueza da ciência e inovação da América Latina e do Caribe em sustentabilidade. Desde soluções locais testadas até pesquisas acadêmicas avançadas, a região da América Latina e Caribe tem uma riqueza de conhecimento e inovação para oferecer ao mundo em geral. Além disso, o SRI2023 espera fortalecer o diálogo e as redes regionais, oferecendo uma plataforma inclusiva para maior visibilidade e colaboração. Enfatizaremos as seguintes abordagens:

  • Biodiversidade / estratégias de cogestão da água
  • Abordagens para práticas sustentáveis de mineração e agricultura
  • Turismo sustentável em regiões vulneráveis
  • Diáspora latino-americana e caribenha como um recurso para a transformação inovadora

SRI2023 Tipos de contribuição

Para esta chamada, estamos aceitando contribuições em um dos quatro tipos: 

1. Transformação Colaborativa
2. Workshops (Oficinas de Treinamento)
3. Demonstrações de inovação
4. Diálogos Interativos

Favor consultar a sessão "Tipos de Contribuições SRI2023" abaixo para informações adicionais e específicas sobre as contribuições que o SRI2023 está convidando. 

1. Transformação Colaborativa

Formato:  

Transformação Colaborativa é um espaço de exploração inclusiva dedicado a encontrar soluções baseadas no conhecimento para problemas de sustentabilidade do mundo real. Os organizadores de uma sessão Transformação Colaborativa apresentarão um problema do mundo real e solicitarão soluções do público. Esta é uma oportunidade para engajar diversas especialidades para a ação transformadora através do codesenho transdisciplinar e da imaginação.

Requisitos da Transformação Colaborativa

  • A Transformação Colaborativa não deve exceder 90 minutos. Para sessões online, recomendamos fortemente manter a sua sessão em 60 minutos.
  • A Transformação Colaborativa deve estar aberta a todos os participantes do Congresso.
  • Cada Transformação Colaborativa deve ter pelo menos dois facilitadores apresentando o problema para o qual solicita soluções e facilitando a discussão.
  • A Transformação Colaborativa será gravada e as gravações serão disponibilizadas na plataforma online SRI2023 do Congresso. 

2. Workshops (Oficinas de Treinamento)

Formato:
 
As oficinas de treinamento serão realizadas por um grupo diversificado sobre um tópico relevante aos temas do SRI2023, com resultados especificados e orientados para a ação a serem gerados como resultado da oficina, tanto para o grupo que ministra o treinamento quanto para os participantes.

As propostas de workshops devem incluir um conjunto de pontos fortes que serão ensinados ao longo da oficina, com uma série de lacunas de conhecimento ou prática que o grupo que ministra o treinamento gostaria de preencher como parte do workshop. Isto é projetado para encorajar o aprendizado em dois sentidos, interativo por parte de todos os treinadores e participantes.

Requisitos dos Workshops:

  • Os workshops não devem exceder 2 horas. Para workshops online, recomendamos fortemente tempos de duração mais curtos.
  • Os workshops devem estar abertos a todos os participantes do Congresso.
  • Cada workshop deve ter pelo menos dois palestrantes ou facilitadores.
  • Cada proposta de workshop deve expressar claramente os resultados desejados para o workshop.
  • Todos os workshops serão gravados e as gravações estarão disponíveis na plataforma online do Congresso SRI2023. 

3. Demonstração de Inovação

Formato:

As Demonstrações de Inovação oferecerão uma plataforma para mostrar as inovações, desde novos produtos e processos até inovações sociais. Equipes de demonstração (não mais de 2 pessoas/equipe) terão um período de 60 minutos, durante o qual várias demonstrações ou exposições podem ser programadas, ou executadas de forma contínua, para compor uma sessão.

As demonstrações no local receberão, cada uma, uma área de mesa de exposição dentro de um corredor de grande circulação, adjacente às salas de reunião nas quais serão realizadas sessões simultâneas. 
As propostas de demonstração são encorajadas a incluir projetos interativos e inovadores que aumentem a participação do público, tais como pesquisas de opinião ao vivo, contribuições da mídia social e outras formas de participação do público.  

Requisitos de Demonstração de Inovação:

  • Os apresentadores de demonstração no local têm a flexibilidade de decidir a duração da sua apresentação durante o tempo designado (dois espaços de 30 minutos), ao mesmo tempo em que alocam tempo para interação e participação do público. 
  • A duração das demonstrações online é de dois espaços de tempo de 30 minutos.
  • As demonstrações devem ser abertas a todos os participantes do Congresso, e devem estar abertas a este estilo "pop-up", pelo qual os participantes podem entrar e sair na planta baixa aberta.
  • Todas as Demonstrações serão gravadas e as gravações estarão disponíveis na plataforma online do Congresso SRI2023. 

4. Diálogos Interativos

Formato:

Uma conversa moderada e/ou uma série de pequenas apresentações com o objetivo de enfrentar um desafio específico de sustentabilidade global sobre um tema comum. O Diálogo será seguido por uma discussão moderada e perguntas da audiência. A duração máxima de cada Diálogo deve ser de 90 minutos, mas incentivamos todos os organizadores do Diálogo online a limitar o tempo do Diálogo para  60 minutos. Projetos interativos e inovadores são necessários para aumentar a participação do público. 

Requisitos do Diálogo:

  • As apresentações não devem exceder 7 minutos/palestrante, com um mínimo de 3 e um máximo de 6 palestrantes/diálogo e com pelo menos 30 minutos de um painel de discussão. 
  • A duração de cada Diálogo deve ser de 60-90 minutos. O tempo de 60 minutos é incentivado para o Diálogo online.
  • Todas as propostas do Diálogo Interativo devem ter um objetivo claramente estabelecido e os resultados esperados.
  • Todos os Diálogos devem ter um moderador ou facilitador.
  • Todos os Diálogos devem estar abertos a todos os participantes do Congresso.
  • Todos os Diálogos serão gravados e as gravações estarão disponíveis na plataforma online SRI2023 do Congresso.
     

Critérios de seleção

As propostas precisam demonstrar coerência com os temas principais do SRI2023.

Além disso, solicitamos que cada contribuição inclua múltiplos quadros, comunidades ou fluxos de conhecimento. Por exemplo, uma proposta que explore cadeias de fornecimento sustentáveis pode incluir perspectivas da academia, dos negócios, das políticas e do direito. Será dada preferência a propostas com palestrantes de pelo menos dois setores diferentes e propostas com potencial para inspirar novas colaborações transdisciplinares.

O SRI está particularmente interessado em apoiar contribuições de profissionais e pesquisadores jovens e em início de carreira, grupos indígenas, bem como participantes de países de baixa e média renda (por favor, veja as definições abaixo).*

Observe que, no caso de propostas semelhantes serem apresentadas, os organizadores do programa podem solicitar que você se una a outros participantes que sugeriram contribuições semelhantes para criar uma sessão combinada.

Para aumentar a probabilidade da sua proposta ser selecionada, considere cuidadosamente os seguintes critérios:

Critérios de conteúdo:

  1. Orientado para a solução, inspirador, de vanguarda e de alta qualidade
  2. Um foco claro em qualquer dos temas articulados do SRI2023 (incluindo o tema transversal), ou uma ligação coerente entre estas áreas
  3. Novidade e criatividade das abordagens e soluções propostas
  4. Impacto esperado, e a robustez e viabilidade do caminho traçado para alcançar esse impacto

Estrutura e critérios do orador:

  1. Clareza e inovação da estrutura de contribuição e alinhamento com as recomendações da seção "SRI2023 Tipos de Contribuição" acima
  2. Nível de detalhes quanto ao plano de contribuição e número de palestrantes confirmados
  3. Inovação no engajamento do público
  4. Diversidade entre os palestrantes e organizadores convidados. Isto pode incluir uma série das seguintes características:
    • Intergeracional
    • Internacional
    • Interdisciplinar e intersetorial
    • Multigêneros

Observe que o espaço para contribuições híbridas será limitado. Se não pudermos atender ao seu pedido de contribuição híbrida, mas sua proposta estiver no topo de todos os outros critérios de avaliação, ser-lhe-á oferecida a oportunidade de hospedar uma contribuição online.

As propostas de contribuição híbrida serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios:

  • Pelo menos metade dos palestrantes está participando da reunião no local 
  • A contribuição é particularmente relevante para o público da América Latina e do Caribe
  • O projeto da contribuição é bem adequado para uma experiência híbrida
  • A contribuição está no topo de todos os outros critérios da proposta de contribuição do SRI2023

Diretrizes para contribuições em espanhol, português, chinês, japonês e francês

O SRI2023 está comprometido com a realização de uma reunião inclusiva e diversificada. Com isto em mente, a equipe SRI está entusiasmada em anunciar que estamos aceitando propostas de contribuições em francês, japonês, chinês, português e espanhol na nossa atual chamada para contribuições. 

Se você estiver interessado em enviar uma proposta em francês, japonês, chinês, português ou espanhol, favor indicá-la claramente ao enviar a sua proposta. Contribuições em outro idioma que não seja o inglês, podem exigir acomodações especiais (como pré-gravação). A equipe SRI entrará em contato com os organizadores da contribuição com mais detalhes se a sua contribuição for aceita para o programa SRI2023.

Observe que as propostas em francês, japonês, chinês, português e espanhol serão isentas dos critérios de avaliação de que os participantes são de múltiplas nacionalidades. 
 

Informações gerais para todos os organizadores

  • Todas as contribuições devem ter um organizador/ponto de contato único que seja responsável por confirmar os palestrantes e corresponder com eles entre a apresentação da proposta e o Congresso.
  • Todos os organizadores e palestrantes das sessões devem se inscrever no Congresso até 6 de março de 2023, a menos que recebam uma bolsa de estudos SRI2023. Favor observar que contribuições cujos participantes não cumpram o prazo de inscrição não serão incluídas no programa do Congresso. 
  • Todos os apresentadores devem ser confirmados até 6 de março de 2023.
  • Ao enviar a sua proposta, favor indicar se você deseja organizar a sua contribuição no local (que inclui palestrantes tanto no local quanto online) ou uma contribuição online apenas. Para contribuições online, favor indicar o seu horário preferido (manhã/noite) dependendo do seu fuso horário. Você será atualizado sobre o status da sua proposta em janeiro de 2023. 
  • Todas as contribuições serão registradas e as gravações estarão disponíveis através da plataforma do congresso online SRI2023.
  • Todos os organizadores podem compartilhar o material na sua página de sessão na plataforma online do congresso SRI2023 antes e depois da sessão. 
  • Todos os organizadores serão convidados para uma sessão de 30 minutos de treinamento na plataforma online do congresso SRI2023 ou para uma sessão de Perguntas e Respostas uma, ou duas semanas antes do congresso SRI2023 em junho de 2023. 
  • Haverá um membro da equipe do SRI2023 fornecendo suporte em cada sala - virtual ou físico.
  • Mais informações estarão disponíveis em breve no site do SRI2023.
  • Para perguntas adicionais, favor contatar: sri@futureearth.org 

Sessões de Patrocínio e Eventos no SRI2023

  • Se você estiver interessado em patrocinar uma sessão ou evento de acesso aberto, favor contatar sri@futureearth.org.  
  • O SRI2023 oferece várias oportunidades de patrocínio. Conheça o nosso pacote aqui.

_____________

*Início de carreira:
Definimos início de carreira qualquer pessoa cuja carreira tenha começado nos últimos 10 anos. Isto inclui pesquisadores que receberam a sua qualificação de Bacharel ou Mestre nos últimos 10 anos, ou o seu Doutorado nos últimos seis anos, assim como profissionais que trabalham na interface da sociedade, política, prática e pesquisa.

Países de baixa e média renda:
Os países de baixa e média renda são definidos de acordo com a lista de beneficiários da Assistência oficial ao desenvolvimento (ODA) fornecida pelos membros do Comitê de Assistência ao Desenvolvimento (DAC) da OCDE

Grupos indígenas:
Os grupos indígenas são definidos de acordo com o Artigo 1 (1b) da Convenção da Organização Internacional do Trabalho sobre Povos Indígenas e Tribais (OIT No. 169). 

Esta convenção se aplica a: 
a) povos tribais em países independentes, cujas condições sociais, culturais e econômicas os distinguem de outros setores da comunidade nacional, e cujo status é regulado total ou parcialmente por seus próprios costumes, ou tradições, por leis ou regulamentos especiais;
(b) povos de países independentes considerados indígenas em função de serem descendentes de populações que habitavam o país, ou de uma região geográfica à qual o país pertence no momento da conquista ou colonização ou do estabelecimento das atuais fronteiras estatais e que, independentemente do seu status legal, mantêm algumas ou todas as suas próprias instituições sociais, econômicas, culturais e políticas.